Podemos prolongar a vida útil das redes de proteção com ações simples, como limpar, fazer verificações periódicas, e até mesmo chamar uma equipe profissional para realizar a inspeção e manutenção, quando necessário.
Separamos aqui algumas dicas para a manutenção e conservação das redes de proteção:
Como conservar e manter as redes de proteção em boas condições?
Providencie uma limpeza correta: Limpar regularmente as redes de proteção contribuem para prolongar a sua vida útil. Utilize água e sabão neutro. Lave com cuidado, sem ficar esfregando com força. Não utilize produtos químicos fortes, pois estes podem danificar as fibras das redes de proteção.
Fique atento com a exposição excessiva ao sol: Ao longo do tempo, a exposição direta e constante ao sol pode enfraquecer as fibras das redes de proteção. Claro que o material tem proteção contra os raios ultravioletas do sol além de garantia, mas sempre é bom verificarmos periodicamente.
Examine regularmente a rede de proteção, cordas e ganchos: Observe rotineiramente para detectar qualquer alteração de desgaste. Atente para possibilidade de fios soltos, buracos ou rasgos. Encontrando algum desses, chame imediatamente uma empresa séria ou um profissional qualificado para realizar a manutenção necessária.
Afaste os objetos pontiagudos de perto: De repente uma janela basculante pode encostar ou empurrar a rede, ter algum vaso de flores mais áspero forçando o material, ou até mesmo, evite jogar objetos para que não ocorram pequenas fissuras comprometendo a longevidade deste equipamento de proteção.
Contrate empresa ou profissional especializado: Para garantir o máximo de proteção e durabilidade das redes de proteção, é muito importante que sejam seguidas as regras de instalação das redes de proteção da ABNT e os materiais utilizados sejam certificados pelo INMETRO e pelo Instituto Falcão Bauer. Tanto para instalação ou para a manutenção.
Seguindo essas dicas, você fará o máximo para garantir a segurança de quem ama.
Lembre-se de que a manutenção e cuidado devem ser realizados regularmente para garantir a eficácia das redes de proteção.