Como Evitar que Meu Gato Fuja?

Podemos manter um gato bem protegido em casa ou apartamento fazendo com que ele se sinta bem e alegre com algumas ações.

Redes de Proteção para Gatos

Afinal, como evitar que meu gato fuja? Iremos descrever alguns passos para responder esta pergunta.

– Dica 1

Pode parecer um pouco óbvio, mas uma dica é ficar atento quando entrar e sair de casa. O pet pode estar perto da porta nesse instante e sair correndo. Portanto, fique de olho e redobre a atenção ao receber visitas.
Outro ponto comentado entre alguns profissionais é que, ao sair ou chegar em casa, logo na porta, é não dar a tenção ao bichinho. Isso fará com que ele não se sinta estimulado a ficar perto da porta nos momentos de saída ou chegada. Fazendo com que se acostume a receber atenção em outro cômodo. Tanto na chegada como na despedida ao sair.

– Dica 2

Leve o seu pet ao veterinário para que seja realizado uma castração.
Neste ponto temos a diminuição da vontade de sair e pode evitar doenças.

– Dica 3

Parecida com a dica um, temos a opção de distrair seu felino para longe da porta nos momentos de saída oferecendo algum petisco, ou até mesmo comida.
Pode ser utilizado algum brinquedo, como aquelas bolinhas que podemos colocar ração dentro. Esses brinquedos costumam entreter bastante, pois além de divertir correndo atrás, ele solta a ração, aos poucos, através de uma abertura pequena.

– Dica 4

Se tiver algum tempo disponível, tente passear com seu gatinho criando um hábito. Claro, utilizando coleira adequada.
Como são animaizinhos bem ativos, essa atividade fará com que eles gastem energia e fiquem mais calmos.

– Dica 5

Faça um ambiente agradável para evitar que seu gato fuja distribuindo arranhadores, painéis para escalada em paredes, alguns brinquedos para ele correr atrás… Estimulando os instintos dele de caça, arranhar e escalar, reduzirá a vontade/curiosidade dele de sair para a rua.

– Dica 6

Aproveitando a dica acima, mantenha sempre as caixinhas de areia limpas, deixe disponível potes de água com uma abertura ampla (alguns preferem fontes com água corrente) e, se possível, ofereça uma boa ração.

– Dica 7

Dentre essas dicas rápidas, a última, mas a mais importante, é que faça a instalação de redes de proteção para gatos em seu lar.
Uma simples ação como esta irá facilitar muito a tarefa de proteger seu animalzinho de estimação. Trará muita segurança e conforto para sua família junto com seu pet. Evitando que ele fuja e fique longe dos perigos da rua como possíveis acidentes como atropelamentos, cair de andares altos (ou de árvores), alguma briga com outros animais, comer alguma comida estragada, exposição a doenças, parasitas, pulgas, carrapatos… ou até mesmo a maldade de algumas pessoas.

Saiba mais sobre as instalações de redes de proteção para gatos em nossa página acessando por este link: http://redesdeprotecaoportoalegre.com.br/redes-de-protecao-para-gatos/

Um fato curioso

Abaixo temos uma reportagem para ilustrar a importância da instalação de redes de proteção para gatos em seu lar, além de ter os outros cuidados mencionados acima.
Neste caso o felino fugiu e foi confundido com um filhote de onça. Pessoas que moravam no local chamaram os Bombeiros, que, em um primeiro momento, também se confundiram devido a pelagem do animal. Após uma segunda análise, foi verificado se tratar de um gato selvagem. Levando o corpo de bombeiros a soltá-lo em uma mata.
Leia a matéria na íntegra através do site do Correio Brasiliense neste link:
https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/01/5065348-gato-selvagem-e-confundido-com-onca-e-e-solto-em-mata-na-grande-bh.html

– Dica importantíssima

Ainda em tempo, temos outra dica imprescindível: Mantenha seu pet sempre com identificação. Seja na coleira com uma plaquinha com as informações e seu telefone, microchips, coleiras com GPS… Enfim, essa identificação pode ser a última linha de defesa em caso de fuga de seu pet.